sábado, 12 de janeiro de 2013

Relembrar ainda o Holocausto...

                                  O Leitor
Para além de livros, como O Rapaz do Pijama às riscasde John Boyne ou de O Diário de Anne Frank (ambos com filme), este livro de Bernard Schlink fala da leitura, do amor e da partilha de um segredo que envolve a leitura. No dia 27 de janeiro, as escolas e, em particular as bibliotecas, devem relembrar o que foi o Holocausto, para que este nunca mais se repita. 

Da wikipédia:

"Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Schmitz, uma mulher madura, bela, sensual e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael.
Michael só a encontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração, a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes.

Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor, é desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente. Já traduzido em 39 línguas, a obra foi adaptada ao cinema. Para além disso, este romance foi galardoado em 1997 com os prémios Grinzane Cavour, Hans Fallada e Laure Bataillon. Em 1999 venceu o Prémio de Literatura do Die Welt."

Sem comentários:

Enviar um comentário